Estudante Contagense descobre asteroide em campanha lançada pela NASA
Laysa Peixoto Sena Lage, de 18 anos, moradora de Contagem, filha da vice presidente da comissão da Mulher Advogada, da OAB Contagem, Dra. Fernanda Peixoto, descobriu em agosto deste ano um asteroide, em uma campanha lançada pela Nasa, e o batizou de LPS 003, iniciais de seu nome. A ex-estudante da Fundação de Ensino de Contagem (FUNEC) e da Escola Estadual Helena Guerra, atualmente está no 2º período de física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Laysa conta que desde o início do ano, vem analisando as imagens que a NASA envia do telescópio Pan-STARRS, que fica nos Estados Unidos, a procura de um asteroide. Através de um software chamado Astrometrica, verificou uma série de imagens, analisando cada pixel para ver se havia algum pequeno ponto se movendo com as características necessárias para ser considerado um asteroide. “Enviei os relatórios desses objetos que identifiquei e depois de muitos meses, em agosto, um desses objetos foi confirmado como um asteroide na lista de descobertas recentes, assim ganhei um certificado reconhecendo minha contribuição e um dia terei a oportunidade de nomear o asteroide, que por enquanto tem a sigla do meu nome LPS0003”.
A jovem estudante faz questão de ressaltar o apoio que recebe de toda família. “Cresci em um lar que me proporcionou um desenvolvimento saudável e alegre. Morei com a minha mãe, minha avó, minha bisavó e meu irmão a maior parte da minha vida. Atualmente moro com minha mãe e meu irmão. Sou grata por tê-los sempre por perto, eles fazem toda a diferença. Tive uma infância repleta de imaginação, criatividade e música”, destacou.
A “caçadora de asteroide” faz parte do Observatório Astronômico da UFMG e foi medalhista de prata na 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, em 2020, chegou à final da Competição Internacional de Astronomia e Astrofísica, sendo contemplada com medalha de bronze. À época, era estudante da Funec.
Curso na NASA
O próximo objetivo de Laysa é realizar um curso na NASA, o Advanced Space Academy, que é um curso de treinamento de Astronauta. “Quero realizar meu sonho de ir para a NASA e dar início a outro grande sonho, ser astronauta. Para isso, esse curso é essencial, pois essa experiência de treinamento irá abrir portas na minha carreira. Assim, terei o privilégio de representar o Brasil na NASA e em todo mundo”, afirmou.
A estudante criou uma vakinha online para ir aos Estados Unidos realizar o curso em maio de 2022. Para quem puder contribuir na realização deste sonho basta ar link da vaquinha e fazer a contribuição: http://vaka.me/2407107