OAB Contagem solicita à CAA/MG criação de benefício para mulheres Advogadas em situação de violência doméstica e vulnerabilidade econômica.
A OAB Subseção Contagem, em conjunto com a delegada da Caixa de Assistência ao Advogado de Contagem, Dra. Mariana Horta de Souza, solicitou, por meio de ofício, enviado no dia 8 de junho de 2021, à Presidência da Caixa de Assistência ao Advogado de Minas Gerais, a criação do benefício denominado Auxílio Apoio a Mulher Advogada, que deverá ser destinado para mulheres advogadas em situação de violência doméstica e vulnerabilidade econômica.
“Temos recebido inúmeros relatos de violências praticadas contra as mulheres. A partir disso, idealizamos a instituição do benefício com objetivo de amparar as mulheres Advogadas que se encontrarem nesta situação”, destacou a delegada da Caixa de Assistência dos Advogados de Contagem, Dra. Mariana Horta de Souza.
Sendo aprovado, o auxílio deverá ser composto de uma ajuda financeira para a Advogada que, comprovadamente, estiver em situação de violência doméstica com medida protetiva vigente, bem como, apoio jurídico e psicológico, por período a ser definido.
Os casos de violência doméstica tiveram um aumento expressivo no país. Uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência no último ano no Brasil, durante o período da pandemia de Covid-19 (doença infecciosa causada pelo novo Coronavírus), segundo pesquisa do Instituto Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).